livro ÁGATA E A SAÚDE DA MULHER no XXVI Congresso Brasileiro de História da Medicina

Bom dia a todos e a todas aqui presentes! Inicialmente gostaria de parabenizar aos organizadores do evento, principalmente por abranger não só o campo científico da medicina como também seu caráter social e cultural. Eu sou Márcia Evelin, sou professora, contadora de histórias e mais recentemente também escritora de livros para crianças. Estou aqui para apresentar o livro Ágata e a saúde da mulher, escrito em coautoria com o Dr Luiz Ayrton Santos Júnior. O livro foi publicado em 2019 pela Editora Nova Aliança (PI) com o apoio da Fundação Maria Carvalho Santos, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com sede em Teresina, que atua no diagnóstico precoce do câncer de mama e foi lançado em outubro do mesmo ano, dentro das atividades realizadas pelo Movimento Outubro Rosa. Antes de Ágata e a saúde da mulher eu já tinha escrito meus três primeiros livros para crianças: O Boi do Piauí (2015; 2021); O Segredo da Chita Voadora (2017) e A Flor do Pequeno Principezinho (2019), todos pela Editora Nova Aliança, mas confesso que quando recebi o convite do Dr Luiz Ayrton para escrever com ele o livro Ágata e a saúde da mulher eu sabia que seria um desafio para mim por vários motivos. Primeiro porque eu nunca tinha escrito um livro com um tema pré-determinado, depois porque o livro tratava de uma temática que eu não dominava e por último porque esse seria meu primeiro livro informativo ou paradidático. Aos poucos, em conversas com Dr Luiz Ayrton venci algumas barreiras e percebi que poderia trazer para o enredo da história um pouco do que me era familiar, ou seja, o gosto pela leitura e o convívio compartilhado entre mãe e filha (tenho 4 filhas mulheres). Esses foram os motes para a história fluir, juntamente com as informações precisas repassadas pelo Dr Luiz Ayrton sobre os cuidados com a saúde da mulher na prevenção do câncer. Assim nasceu Ágata e a saúde da mulher. O livro conta a história de uma menina chamada Ágata que descobre o mundo através da leitura e da boa relação que tem com a mãe, que lhe mostra a importância do convívio harmonioso com o meio ambiente e os cuidados preventivos para a saúde da mulher, desde a mais tenra idade, através do diálogo diário entre mãe e filha. De forma leve, descontraída e muito afetuosa o livro fala de um tema sério e necessário para todos, principalmente para as mulheres, mas não só para elas. As ilustrações são de Thaynara Oliveira, na época, minha aluna no curso de Letras da UEMA, Universidade Estadual do Maranhão, que inaugura sua participação como ilustradora de livros para crianças. O livro traz um final aberto em que novas aventuras da menina Ágata podem ser criadas, fazendo da protagonista não só ter o nome da Santa protetora das mamas – Santa Ágata – como também se tornar um símbolo da boa conduta e do incentivo à leitura. (Discurso proferido por Márcia Evelin no evento)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEGREDO DA CHITA VOADORA: para povoar imaginários literários

QUEM É MÁRCIA EVELIN - UMA HOMENAGEM DO COLETIVO GELÉIA TOTAL

TEMOS MUITO O QUE APRENDER COM O POVO AFRICANO!