O SEGREDO DA CHITA VOADORA: para povoar imaginários literários

Apresento a obra literária O Segredo da Chita Voadora (2017), editado pela Editora Nova Aliança (PI). O livro, classificado como literatura infantil é de autoria da piauiense Márcia Evelin de Carvalho, professora universitária, escritora e contadora de histórias, formada em Letras-Português/UESPI, com mestrado em Letras - Estudos Literários/UFPI. Esse é o segundo livro da escritora para crianças, que também desenvolve pesquisas nas áreas de incentivo à leitura, formação de leitores, dinamização de bibliotecas e africanidades.
O Segredo da Chita Voadora é um livro de fácil leitura que encanta crianças de todas as idades por trazer uma narrativa simples e cores vivas, nas belas ilustrações de Angela Rego, transformando-o  numa verdadeira obra de arte.
Trata-se de um conto de fadas contemporâneo, uma história de amor, que se passa em pleno sertão nordestino. A protagonista, uma bela mulher negra de nome Abayomi, se vê envolta em uma trama de mistério, tendo como mote um retalho do tecido chita, o preferido por ela, trazido pelo vento.
Na busca em descobrir o porquê de ter recebido tal presente Abayomi encontra seu grande amor, com quem se casa e passa a viver feliz, usando o tecido chita para vestir-se, fazer colchas, cortinas e toalhas de sua nova casa.
O nome Abayomi para a protagonista da história é uma homenagem à África, berço da civilização, de onde herdamos grande parte de nossa cultura. Abayomi, na língua iorubá, quer dizer “encontro precioso” e designa as bonequinhas, feitas pelas mães negras, trazidas forçadamente para o Brasil, nos navios negreiros, para o trabalho escravo. Segundo contam, muitas delas vinham com filhos pequenos e quando esses choravam elas rasgavam  parte de suas roupas para fazerem bonequinhas de pano, feitas somente de nós, para consolá-los.
 Por esse motivo, junto com o livro o leitor tem o prazer de receber, como mimo, uma dessas bonequinhas, encaixada na capa, como sendo a personagem Abayomi. O brinquedo, além de possibilitar a criança leitora o deleite de ter a personagem protagonista para recontar a história, fazendo a mesma andar de página em página, possibilita o trabalho com a temática da diversidade e cultura afrodescendente, contribuindo para promover a efetivação da Lei 10639/03, que tornou obrigatório o ensino da história da África e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino.
A autora da obra oferece as escolas, além de um bate-papo com os leitores, oficinas de confecção de Abayomis e contação de histórias, bem como uma palestra para os professores, mediadores da leitura, sobre como trabalhar a literatura infantil, com o personagem negro ressignificado positivamente, um direcionamento que fortalecerá a comunidade de leitores numa perspectiva de letramento literário.
Uma história que enaltece a beleza da mulher negra e do tecido chita, que atravessou o oceano e hoje caracteriza o povo e a cultura brasileira, um excelente instrumento que contribuirá para a formação do pequeno leitor e deleite do leitor maduro.

Para assistir a contação desta história clique no link:

Para assistir a entrevistas sobre a história clique nos links:



A VENDA NAS LIVRARIAS NOVA ALIANÇA E ENTRELIVROS
@editoranovaalianca
@entrelivroslivraria

Comentários

Lucas Alves disse…
Preciso ler e presentear...

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM É MÁRCIA EVELIN - UMA HOMENAGEM DO COLETIVO GELÉIA TOTAL

TEMOS MUITO O QUE APRENDER COM O POVO AFRICANO!