BIBLIOTECA CIRQUINHO DO LIVRO NO COLÉGIO DIOCESANO INFANTIL: MEMÓRIAS AFETIVAS, PARA SEMPRE!

O NASCIMENTO DO CIRQUINHO DO LIVRO Compartilho nessas poucas linhas, algumas de minhas memórias do Diocesano Infantil, mais precisamente, da Biblioteca Cirquinho do Livro. Início dizendo que eu já trabalhava no Diocesano – São Francisco de Sales – sob a Direção do Padre Aléssio, quando fui convidada pela Profa Jovina, na época, Diretora do Diocesano Infantil, para trabalhar com contação de histórias e posteriormente montagem da biblioteca Infantil. Antes de existir o espaço superior, espaço efetivo da biblioteca Cirquinho do Livro hoje, eu contava histórias numa sala provisória, no térreo, para todas as turmas da escola. Lembro que, com a necessidade de um espaço próprio para a biblioteca e a procura da sala ideal eu vi que existia um espaço superior, redondo, idêntico ao que tinha na parte de baixo, onde funcionava uma capelinha. O acesso se dava por uma rampa em espiral. Achei tudo isso mágico e logo quis conhecê-lo, já sabendo que esse era um espaço reservado para um depósito. Subi a rampa ansiosa, juntamente com a Profa Jovina e ao abrir a porta fiquei encantada com o pequeno espaço, tão acolhedor, que lembrava um circo. Imediatamente muitas ideias vieram à tona e logo perguntei se ali poderia ser a Biblioteca, já pensando no nome: Cirquinho do Livro. Com a confirmação da Profa Jovina passei a pensar em como transformá-lo no projeto que nascia. Sim, porque juntamente com a Biblioteca temática, nascia também toda uma metodologia de como transformá-la no que eu chamo de coração da escola, o espaço destinado a formação de leitores, lúdico e prazeroso. A proposta era de a Biblioteca abrigar o projeto Hora do Conto, recebendo todas as turmas da escola, em horários alternados, conforme cronograma combinado. Logo criei a música do Cirquinho; os ingressos; o ritual dos três plims (ouvir uma história, contar oralmente a história ouvida na semana anterior e ler histórias sozinho – o contato com os livros); o pó de pirlimpimpim e toda a decoração interior composta de: arquibancada, palhaço, globo de espelho, picadeiro e a grande cortina vermelha que guardava os grandes protagonistas da biblioteca: os livros. Juntamente com o projeto Hora da História também criei o Projeto Leitura na Rampa, que muitas vezes conduzia ao tema da história que seria explorada no Cirquinho, no intuito de fomentar, ainda mais, a leitura e o interesse do público. Assim, ao subir a rampa, a criança tinha a oportunidade de ler algo, que se encontrava fixo nas paredes. Esse projeto foi tão contagiante que foi tema do meu TCC (segunda graduação, em Letras/Português -UESPI), além de ter sido apresentado em comunicações orais em vários congressos. Guardo muitas lembranças afetivas das atividades desenvolvidas nesse espaço luz de aprendizagem. Só para ilustrar, vou relatar duas delas. A primeira foi uma vez em que eu pregava adesivos de passadas enormes de um animal, no piso da rampa que leva ao Cirquinho, em um horário em que as crianças estavam em suas salas. Essas passadas eram do personagem principal da história que seria contada, do Grúfalo. De repente, uma criança saiu da sala para ir ao banheiro, se aproximou de mim e do nada disse: “- Eu não vou contar pra ninguém que é você que tá pregando essas passadas aqui, esse vai ser um segredo nosso!”. Esse episódio confirma a necessidade de a criança viver a fantasia através de pactos ficcionais. Outra lembrança foi quando eu contei a história de uma árvore e pedi que cada turma adotasse uma árvore do pátio da escola para cuidar dela. Eles teriam que fazer a identidade da árvore, falar com ela, enfeitá-la...enfim, cuidar dela. Foram tantas as belezas que vi, que não encontro palavras para descrevê-las aqui. Muitas atividades nasciam no Cirquinho, a partir de uma história e se espalhavam por toda a escola. Dessa forma, finalizo esse registro, externando a minha alegria de ter idealizado e experienciado o Cirquinho do Livro. Tenho certeza que eu não seria a mesma sem ter vivido, com tanta intensidade, esse espaço, não só de criar leitores, mas de alimentar sonhos. Sou grata a todos que colaboraram e acreditaram no potencial do Cirquinho do Livro, que continua encantando gerações. Por ele passaram crianças que hoje são profissionais de sucesso, leitores e seres humanos verdadeiros. Salve Cirquinho do Livro!!! Teresina, 18 de Maio de 2022 Márcia Evelim de Carvalho Professora e idealizadora da Biblioteca Cirquinho do Livro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEGREDO DA CHITA VOADORA: para povoar imaginários literários

QUEM É MÁRCIA EVELIN - UMA HOMENAGEM DO COLETIVO GELÉIA TOTAL

TEMOS MUITO O QUE APRENDER COM O POVO AFRICANO!