CAMPANHA LITERÁRIA PARA CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PIAUIENSE

                                                                                                                 Por Márcia Evelin                                                                                        



Sabemos que existem leis estaduais que regulamentam a obrigatoriedade do ensino da literatura piauiense nas escolas da rede pública e particular do estado do Piauí, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio. Dentre elas destaca-se a Lei estadual de 2005, de nº 5464 e a Lei estadual de 2014, de nº 6563, a última, que autoriza a aquisição de pelo menos 30% dos livros paradidáticos da literatura piauiense nessas escolas. Porém, pouco ou quase nada tem sido feito para que essas Leis sejam de fato cumpridas e garantam o acesso desse público ao gênero literário.

Por literatura piauiense entende-se aqui a literatura produzida por escritores nascidos no Piauí, que produzem toda a sua literatura aqui ou fora daqui, cuja produção fazem referência ou não ao Piauí. A literatura infantil piauiense é uma das especificidades do grande rol do gênero e destaca-se como uma literatura voltada para a infância de todas as idades.

 Visando dá maior visibilidade à produção literária infantil piauiense e com o intuito de possibilitar que um maior número de crianças tenha o contato com essas obras e conheça seus produtores, um grupo de autores e autoras da Editora Nova Aliança (PI) iniciou uma Campanha literária cujo lema é: “Toda criança piauiense tem o direito de conhecer a literatura infantil produzida em seu estado”.

A Campanha, coordenada pelas escritoras Márcia Evelin e Débora Facchinetti (ambas da Editora Nova Aliança) foi lançada nas redes sociais no dia 12 de outubro/2024, como mais uma ação da Raio de SOL, projeto literário infantil da SOL – Sociedade Literária de Teresina – com o apoio da Editora Nova Aliança e Livraria Entrelivros. Nessa 1ª fase de implantação a Campanha tem as seguintes metas para os meses de outubro e novembro/2024:

-Divulgação da Campanha na imprensa (até o momento já fomos entrevistadas pelas TVs Clube e Assembleia e pela Rádio Pioneira);

-Divulgação de vídeos dos autores da Campanha e de apoiadores (escritores, professores, leitores e pessoas que adotam essa literatura ou que se interessem pela causa);

-Realização de quatro encontros para bate-papo literário e contação de histórias com autores da literatura infantil da Editora Nova Aliança, a serem realizados na Livraria Entrelivros, nos dias 19 e 26 de outubro e 23 e 30 de novembro de 2024, através da Raio de SOL.

Até o momento já realizamos dois dos quatro encontros planejados que têm atendido a nossas expectativas, com a presença de um público atento e interessado na temática, composto não somente por crianças, como também por pais, professores, diretores de escolas e amantes da literatura infantil piauiense. Nosso objetivo é aproximar a criança dos escritores piauienses para um bate-papo descontraído sobre sua produção literária infantil e promover a escuta de suas histórias para que sintam vontade de lê-las, bem como para abrir caminho para uma possível apreciação e adoção desses livros pelas instituições educativas. 

No mês de dezembro permaneceremos ligados a Campanha, principalmente com a realização de reuniões para avaliação da fase preliminar e planejamento das atividades do ano de 2025, em que pretendemos ampliar as ações da Campanha com visita às escolas, aquisição de parcerias e de mais apoiadores e uma maior fiscalização da Lei de adoção desta literatura pelas instituições de ensino. Assim, como um trabalho de formiguinha, vamos dando a visibilidade e a importância que essa literatura merece, abrindo espaços para que toda criança piauiense possa conhecer, valorizar e se orgulhar de sua literatura e de seus autores e autoras. 




Post dos bate-papos literários e contações de histórias realizados no mês de outubro/2024


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEGREDO DA CHITA VOADORA: para povoar imaginários literários

QUEM É MÁRCIA EVELIN - UMA HOMENAGEM DO COLETIVO GELÉIA TOTAL