PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO E DESPERTAR A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE DO(A) LEITOR(A) DO LIVRO "O SEGREDO DA CHITA VOADORA", DE AUTORIA DE MÁRCIA EVELIN


Professores, pais, mães e/ou cuidadores, as questões a seguir são sugestões de como explorar o livro O SEGREDO DA CHITA VOADORA, do gênero literário conto, de autoria da escritora piauiense Márcia Evelin, a fim de expandir o conhecimento dos leitores e despertar a imaginação e criatividade a partir da história. O livro, editado em 2017, em 2024 ganha sua 2ª edição trazendo referências de trabalhos acadêmicos, como artigos e dissertações, que tiveram a obra como objeto de estudo, além de um QR Code com sugestões de atividades a partir da história. As sugestões podem ser adaptadas conforme a faixa-etária da criança ou simplesmente servirem como inspiração para novas ideias. Aproveite o conto para tratar de assuntos importantes e necessários como: preconceito, racismo, discriminação racial e práticas antirracistas. Sua mediação é fundamental para a formação de leitores simbólicos que leem por prazer e têm atitude política e ética diante das coisas do mundo! Bom trabalho!

 


. Como você descreveria a personagem Abayomi, suas características físicas e seu jeito de ser e viver?

2. Você conhece alguém que se pareça com a personagem Abayomi? Qual o seu nome? Aponte as características que a aproxima de Abayomi.

3. O nome Abayomi para a personagem protagonista do conto vem da língua Iorubá, um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África Ocidental e significa "encontro precioso". Pesquise um pouco mais sobre essa etnia e sua contribuição na formação do povo brasileiro. Relacione outras palavras utilizadas em nosso dia a dia que também são de origem iorubá e anote seus significados.

4. No conto, a personagem Abayomi herdou a mania de usar vestidos feitos do tecido chita de sua mãe, avó, bisavó...Você tem alguma mania que tenha herdado de seus antepassados? De quem? Qual a mania? Relate.

5. O conto apresenta muitos elementos que retratam o nordeste brasileiro, tanto na linguagem verbal como na linguagem imagética. Liste alguns deles.

6. Se você tivesse que nomear a cidadezinha que Abayomi morava, no interior do Brasil, que nome daria a ela? (Lembre-se que pode ser um nome inventado ou uma cidade que você já conheça).

7. No conto, a autora faz menção de como o tecido chita usado por Abayomi chegou ao Brasil. Pesquise mais sobre esse tecido, sua origem e importância cultural e relate para seus colegas.

8. Abayomi teve muitos admiradores e pretendentes. De qual deles você mais gostou? Justifique.

9. Se você fosse um novo admirador da personagem Abayomi o que diria para conquistá-la. Crie um discurso e declame para seus colegas, fazendo uma voz diferente.

10. Você achou semelhança entre o conto O Segredo da Chita Voadora e algum outro conto que já conhecia? Qual seu título? Justifique.

11.Algumas pessoas dizem que o conto O Segredo da Chita Voadora possui características que o tornam parecido com um conto de fadas nordestino. Você também acha isso? Por quê?

12. As ilustrações do conto O Segredo da Chita Voadora, feitas pela ilustradora Ângela Rêgo, também ajudam a contá-lo. Muitas vezes isso acontece não como reprodução exata do texto escrito, mas a partir da criatividade da ilustradora. Qual a imagem que a ilustradora Angela Rego criou para representar o casamento de Abayomi com o jovem viajante? Localize-a na história e descreva-a.

13. A segunda capa do livro O Segredo da Chita Voadora traz um subtítulo – "uma história de encantamento". Que encantamento acontece nesse conto. Comente.

14. Dê sua opinião sobre o que achou dessa história. Ela te fez pensar de outro modo sobre as pessoas de pele negra como a personagem Abayomi? Explique.

15. Combine com seus colegas para dramatizarem o conto O Segredo da Chita Voadora. Distribua os personagens entre eles, pense no figurino, no cenário etc. Você também pode se transformar num(a) contador(a) de histórias e contá-la lendo no livro, em voz alta, ou oralmente, sem o uso do livro. O importante é que treine as vozes do narrador e dos personagens.

16. Pesquise um pouco mais sobre a história da boneca Abayomi, que inspirou o nome da personagem protagonista do conto e descubra outras versões de sua origem. Realize uma oficina de confecção de bonecas Abayomis com seus colegas e organize uma exposição.  Você pode seguir as orientações do passo a passo de como fazer no Guia de Práticas Antirracistas com Literatura Infantil (2021), de autoria de Sâmia Conceição, disponível no link chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/5846/2/Produto_Pedagogico_Samia_Conceicao_2021__1_.pdf

 

OBS.: A melodia da música que aparece no final do conto pode ser ouvida no canal do You Tube da autora, no endereço: Márcia Evelin de Carvalho. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a autora e sua produção literária e se inscrever no seu canal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEGREDO DA CHITA VOADORA: para povoar imaginários literários

QUEM É MÁRCIA EVELIN - UMA HOMENAGEM DO COLETIVO GELÉIA TOTAL