PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO E DESPERTAR A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE DO(A) LEITOR(A) DO LIVRO "O SEGREDO DA CHITA VOADORA", DE AUTORIA DE MÁRCIA EVELIN
Professores, pais, mães e/ou cuidadores, as questões a seguir são sugestões de como explorar o livro O SEGREDO DA CHITA VOADORA, do gênero literário conto, de autoria da escritora piauiense Márcia Evelin, a fim de expandir o conhecimento dos leitores e despertar a imaginação e criatividade a partir da história. O livro, editado em 2017, em 2024 ganha sua 2ª edição trazendo referências de trabalhos acadêmicos, como artigos e dissertações, que tiveram a obra como objeto de estudo, além de um QR Code com sugestões de atividades a partir da história. As sugestões podem ser adaptadas conforme a faixa-etária da criança ou simplesmente servirem como inspiração para novas ideias. Aproveite o conto para tratar de assuntos importantes e necessários como: preconceito, racismo, discriminação racial e práticas antirracistas. Sua mediação é fundamental para a formação de leitores simbólicos que leem por prazer e têm atitude política e ética diante das coisas do mundo! Bom trabalho!
2. Você conhece alguém que
se pareça com a personagem Abayomi? Qual o seu nome? Aponte as características
que a aproxima de Abayomi.
3. O nome Abayomi para a personagem protagonista do conto vem da língua Iorubá, um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África Ocidental e significa "encontro precioso". Pesquise um pouco mais sobre essa etnia e sua contribuição na formação do povo brasileiro. Relacione outras palavras utilizadas em nosso dia a dia que também são de origem iorubá e anote seus significados.
4. No conto, a personagem
Abayomi herdou a mania de usar vestidos feitos do tecido chita de sua mãe, avó,
bisavó...Você tem alguma mania que tenha herdado de seus antepassados? De quem?
Qual a mania? Relate.
5. O conto apresenta
muitos elementos que retratam o nordeste brasileiro, tanto na linguagem verbal
como na linguagem imagética. Liste alguns deles.
6. Se você tivesse que
nomear a cidadezinha que Abayomi morava, no interior do Brasil, que nome daria
a ela? (Lembre-se que pode ser um nome inventado ou uma cidade que você já conheça).
7. No conto, a autora faz
menção de como o tecido chita usado por Abayomi chegou ao Brasil. Pesquise mais
sobre esse tecido, sua origem e importância cultural e relate para seus
colegas.
8. Abayomi teve muitos
admiradores e pretendentes. De qual deles você mais gostou? Justifique.
9. Se você fosse um novo
admirador da personagem Abayomi o que diria para conquistá-la. Crie um discurso
e declame para seus colegas, fazendo uma voz diferente.
10. Você achou semelhança entre
o conto O Segredo da Chita Voadora e algum outro conto que já conhecia? Qual
seu título? Justifique.
11.Algumas pessoas dizem
que o conto O Segredo da Chita Voadora possui características que o tornam parecido com um conto de fadas nordestino. Você também acha isso? Por quê?
12. As ilustrações do
conto O Segredo da Chita Voadora, feitas pela ilustradora Ângela Rêgo, também
ajudam a contá-lo. Muitas vezes isso acontece não como reprodução exata do
texto escrito, mas a partir da criatividade da ilustradora. Qual a imagem que a
ilustradora Angela Rego criou para representar o casamento de Abayomi com o
jovem viajante? Localize-a na história e descreva-a.
13. A segunda capa do livro O Segredo da Chita Voadora traz um subtítulo – "uma história de encantamento". Que encantamento acontece nesse conto. Comente.
14. Dê sua opinião sobre o
que achou dessa história. Ela te fez pensar de outro modo sobre as pessoas de
pele negra como a personagem Abayomi? Explique.
15. Combine com seus
colegas para dramatizarem o conto O Segredo da Chita Voadora. Distribua os
personagens entre eles, pense no figurino, no cenário etc. Você também pode se
transformar num(a) contador(a) de histórias e contá-la lendo no livro, em voz
alta, ou oralmente, sem o uso do livro. O importante é que treine as vozes do
narrador e dos personagens.
16. Pesquise um pouco mais sobre a história da boneca Abayomi, que inspirou o nome da personagem protagonista do conto e descubra outras versões de sua origem. Realize uma oficina de confecção de
bonecas Abayomis com seus colegas e organize uma exposição. Você pode seguir as orientações do passo a
passo de como fazer no Guia de Práticas Antirracistas com Literatura
Infantil (2021),
de autoria de Sâmia Conceição, disponível no link
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/5846/2/Produto_Pedagogico_Samia_Conceicao_2021__1_.pdf
OBS.: A melodia da música
que aparece no final do conto pode ser ouvida no canal do You Tube da autora, no
endereço: Márcia Evelin de Carvalho. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre
a autora e sua produção literária e se inscrever no seu canal.
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