NOVA EDIÇÃO DO LIVRO "O BOI DO PIAUÍ" COM QR CODE PARA OUVIR AS MÚSICAS DA HISTÓRIA


 SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA HISTÓRIA "O BOI DO PIAUÍ", DE MÁRCIA EVELIN (NOS BASTIDORES DA LIVE)

1.COMO NASCEU A IDEIA DE ESCREVER A HISTÓRIA "O BOI DO PIAUÍ" E QUAIS AS INFLUÊNCIAS/ PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO

A manifestação cultural do Bumba-meu-boi sempre esteve presente em minha infância, quando eu assistia a essa apresentação em sítios de tios, no Maranhão. Aquilo tudo, as cenas, as cores, os movimentos e melodias ficaram em meu imaginário de criança. Em 1996, quando me aproximei de Cecilia Mendes para juntas formarmos o Grupo Teresinense de Contadores de Histórias, juntamente com Anna Miranda, Enes Gomes, Susana Gomes, Garibaldi Ramos e Adriana Araújo eu aproveitei as melodias de Bois daqui, que Cecília tinha recolhido em pesquisa para fazer o CD Cantoria do Piauí e deixei vir a tona a narrativa do Boi que estava adormecida em mim. Dai eu trouxe pro texto oral e pra performance da história o fazendeiro, Seu Gumercindo, O Negô Chico, a Catirina, o Indio Curandeiro e até um Boizinho de fantoche, confeccionado por Cecília Mendes, que ganhei de presente, além do tambor do Boi, os apitos e maracás que compõem a Dança. Foi uma história que nasceu na oralidade, nasceu para ser contada. Anos depois nosso grupo de contadores de histórias mudou de nome, com a saída de alguns membros, que tiveram que assumir outros trabalhos e ficou somente eu, Anna Miranda e Garibaldi Ramos, com o Grupo Cafundó. Anos depois, mais precisamente no ano 2000 fomos convidadas para representar as lendas do Piauí num evento nacional do SESC, em São Paulo, o Balaio Brasil. Eu e Anna Miranda levamos para São Paulo o Boi do Piauí, A Não se Pode, Zabelê e A tartaruga de Sete Cidades, uma história muito bonita, de autoria da Anna. Foi um sucesso! Desse dia em diante o Boi nunca mais parou de ser contado e cantado. Em 2015 Leonardo Dias, proprietário da Editora Nova Aliança, me viu contando a história e perguntou se eu queria colocar ela em livro. Nascia assim o livro O Boi do Piauí, um livro que dedico a alguns amigos queridos, que como eu são apaixonados pelo Bumba-meu-boi: Cecília Mendes, Elio Ferreira, Alcides Valeriano, Vagner Ribeiro, Zé Rodrigues e Normando Silveira. Mas o livro nasceu com o propósito de perpetuar para as novas gerações a história e as cantigas do nosso Boi, não só durante o período das festas juninas, mas durante todo o ano. Afinal o Piauí também tem Bumba-meu-boi!


2. SOBRE AS ILUSTRAÇÕES

O livro foi ilustrado lindamente por minha querida amiga artista plástica e arte educadora, LuRebordosa e por Danilo Grilo. As ilustrações falam por si só e juntamente com o texto verbal, as músicas e todo o projeto gráfico do livro, a quem aqui eu também agradeço pela sensibilidade de JorgeThiago, designer gráfico, compõem um todo de sentido para a história. Vale realçar a presença de alguns elementos na imagem visual que ampliam o imaginário do leitor como a presença do Boi, sem as perninhas; o desaparecimento da cor do Boi, quando esse morre e depois a volta de sua cor no renascimento, enfim, muitos elementos próprios da ideia desse livro para crianças da contemporaneidade, intersemiótico, que possui diversas linguagens interagindo.

 

3. NOVIDADES NO NOVO LIVRO - Presença do QR Code na 2ª edição do livro, com as melodias do Boi

 Agora em 2021 os últimos exemplares do livro acabaram e Leonardo Dias, editor da Editora Nova Aliança, me perguntou se eu queria fazer uma nova edição da história. Foi ai que nós resolvemos atender a um pedido dos leitores do livro, que queriam aprender as canções de Boi que permeavam a narrativa para contar e cantar. Por isso a nova edição vem com um QR Code na contra capa do livro em que se pode apontar o celular e ouvir todas as músicas, que foram gravadas por mim, com percussão de minha filha, que é musicista e hoje também faz parte do grupo Cafundó de Contadores de Histórias. Os arranjos foram feitos por meu amigo, Alcides Valeriano, no seu estúdio, ALSI Produções, onde gravamos as músicas. Alcides é um  admirador, divulgador e valorizador do Bumba-meu-boi e tem um jeito especial de fazer músicas para crianças. O resultado foi esse trabalho gigante, que só veio a somar e ampliar o sucesso do livro O BOI DO PIAUÍ.

 

4.COMO TEM SIDO A RECEPÇÃO DO LIVRO NAS ESCOLAS E NA CENA LITERÁRIA COMO UM TODO

O livro O Boi do Piauí vem sendo contado por mim e tem circulado enquanto livro físico por muitos lugares, durante mais de 20 anos, desde escolas públicas e particulares, onde já foi adotado, passando por feiras literárias, aberturas de eventos, bibliotecas, museus, praças, oficinas e tantos outros espaços de socialização da leitura e contação de histórias. Acredito que valorizar nossa cultura popular é dar voz a nossos ancestrais, aqueles que vieram antes de nós e que carregam os conhecimentos adquiridos com a experiência. Mas muito ainda precisa ser feito. O livro O BOI DO PIAUÍ pode ser porta de entrada dessa manifestação cultural nas escolas, que depois deve vir a escola para que as crianças possam aprender com os mestres dos saberes, com os brincantes de Bois, aqueles que detêm o conhecimento popular.  O Piauí tem muitos grupos de Bumba meu boi e existe até um Encontro Anual de Bois em Teresina, mas é preciso que essa narrativa, essa sabedoria popular chegue as escolas. Não devemos deixar que a cultura popular se transforme somente em apresentações folclóricas utilizadas em datas específicas do calendário escolar, mas que seja vivida a qualquer tempo, o ano todo, como festa, celebração de nossa cultura. Por isso minha insistência na adoção do livro pelas escolas da rede pública e particular do nosso estado, seguido da entrada dos grupos de Bois para que as crianças possam ver, conversar, descobrir particularidades com os brincantes. O livro O BOI DO PIAUÍ como está agora na sua 2ª edição trazendo as músicas para serem ouvidas é um belo convite para essa ação se concretizar.

 

 AGRADECIMENTOS

 Meus agradecimentos à Leonardo Dias, editor da Nova Aliança, pela confiança de sempre, à Pádua Carvalho, que tão bem conduziu a live de lançamento desta 2ª edição, à Tauana Queiroz, filha e parceira de minhas invencionices, pelo apoio tanto na percussão das músicas, como na produção da live, à Alcides Valeriano e Cecilia Mendes, pelas entrevistas, à Jorge Thiago, designer gráfico do livro, à Lurebordosa e Danilo Grilo pelas ilustrações, a Anna Miranda, parceira do grupo Cafundó, a todos os amigos da SOL – Sociedade Literária de Teresina – pelo apoio e incentivo.


ASSISTA A LIVE DE LANÇAMENTO DA 2ª EDIÇÃO DO LIVRO "O BOI DO PIAUÍ" NO LINK:

https://youtu.be/o92t1e0mtZc


A VENDA NAS LIVRARIAS NOVA ALIANÇA E ENTRELIVROS

@editoranovaalianca
@entrelivroslivraria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEGREDO DA CHITA VOADORA: para povoar imaginários literários

QUEM É MÁRCIA EVELIN - UMA HOMENAGEM DO COLETIVO GELÉIA TOTAL

TEMOS MUITO O QUE APRENDER COM O POVO AFRICANO!