TEMOS MUITO O QUE APRENDER COM O POVO AFRICANO!


Compartilhando um momento de muita luz no Projeto COVID-19: narrativas e cuidados das pessoas afrodescendentes em relação à pandemia – 2020 - PREXC/UFPI, na Roda Griô – GEAfro, nas manhãs de sextas-feiras, quinzenalmente, o EXERCÍCIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A DISCUSSÃO DO CAPÍTULO: "O ABRAÇO DA COMUNIDADE", DO LIVRO "O ESPÍRITO DA INTIMIDADE", DA AUTORA SOBONFU SOMÉ:



Vamos preparar o nosso corpo e a nossa mente para uma viagem imaginária. Procure ficar numa posição confortável. Respire profundamente e a cada inspiração e expiração vá soltando todo o seu corpo, relaxando e se entregando a esse momento. Inspire e expire várias vezes. Escute a música, o toque do tambor, a minha voz...eles serão seus guias. Procure se transportar, através da criação de imagens mentais, para um lugar bem distante daqui, do outro lado do oceano atlântico, siga as correntes marinhas...

Você está no continente africano, na África ocidental, em Burkina Faso, “terra dos ancestrais orgulhosos”, na aldeia de Dano, a maior delas, onde habita uma parte do povo da etnia Dagara, onde viveu Sobonfu Somé, uma mulher que recebeu esse nome, do conselho dos anciãos de sua aldeia, um nome que significa “a mantenedora do ritual” e que foi escolhida para ensinar para nós ocidentais sobre a sabedoria de seu povo, sobre a filosofia africana, sobre o amor, sobre relacionamento, sobre a importância dos rituais, sobre como podemos nos conectar com o espírito da intimidade, onde todas as questões do coração são iniciadas.

Respire, relaxe....

Procure sentir esse lugar, visualizar esse povo, o burburinho do dia-a-dia, uma vida inspirada na terra, um lugar onde não há eletricidade e água corrente, como temos em abundância em nossas casas, onde o tempo é outro, um tempo diferente do que vivemos, onde as pessoas precisam diminuir o ritmo, precisam vivenciar o momento e comungar com a terra e a natureza, um tempo onde a paciência é fundamental, essencial.

Respire, relaxe....

Estamos agora nesse lugar sagrado, preparados para adentrar no conhecimento-experiência do povo Dagara, nessa “conversa lírica”, na tradição oral de Sobonfu Somé.

Respirem...inspirem e expirem várias vezes, mantenham-se conectados....

Parte desse conhecimento, dessa sabedoria ancestral está registrada nas páginas desse livro, grande parte do que vai ser falado é muito difícil de ser capturado, ingerido, degustado por nossas mentes ocidentalizadas, mentes que pensam somente de forma lógica, não intuitiva...Esses ensinamentos são considerados “ensinamentos-oferendas” e devem ser ouvidos, sentidos, pelo coração, pela alma, para que sejam ecos para nós e possam acionar pensamentos, revelações, associações, palavras de força, ressignificações, ancestralidades...para que possamos respeitá-los, incorporá-los e nos nutrirmos desse alimento tão necessário, para sermos seres humanos melhores.

Viva um pouco mais desse momento-transformação...

Inspire profundamente, solte o ar e vá lentamente sentindo todo o seu corpo e mente voltando lentamente, lentamente....

                                                                                                                                        Por Márcia Evelim



SOMÉ, Sobonfu. O abraço da comunidade. In: O Espírito da Intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. São Paulo: Odysseus, 2003. Disponível em:

https://drive.google.com/file/d/0B_Dg2TKcVQ-Tc0JIbnk0RGo3NTA/view




Quem foi Sobonfu Somé: 

Sobonfu Somé foi uma professora e escritora burquinense, autora, palestrante, ativista, especializada em tópicos de espiritualidade . Escreveu os livros: O espírito da Intimidade; Congratulando-se com Espírito Home: antigos ensinamentos Africano para comemorar Crianças e Comunidade; Falling Out of Grace: Meditações sobre a perda, cura e sabedoria; Sabedoria das Mulheres do Coração da África.

Fundou a Wisdom Spring (Sabedoria Primavera) organização para ensinar espiritualidade Africana aos ocidentais e para fornecer água potável para as aldeias em África Ocidental.

Morreu em 14 de janeiro de 2017, vítima de um sistema imunológico enfraquecido atribuído à contaminação da água. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEGREDO DA CHITA VOADORA: para povoar imaginários literários

QUEM É MÁRCIA EVELIN - UMA HOMENAGEM DO COLETIVO GELÉIA TOTAL