A CONTRIBUIÇÃO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Esse é o título do meu trabalho monográfico de conclusão do curso de Letras/Português pela UESPI, defendido em Junho deste ano. Trata-se de um estudo de caso realizado com alunos do Maternal ao 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano, em Teresina-PI, na biblioteca "Cirquinho do Livro", onde desenvolvo um trabalho de contação de histórias e dinamização da leitura, pontos essênciais para a formação do pequeno leitor. O foco do estudo deu-se na narração de histórias pelas crianças (recontos orais da história ouvida), com o objetivo de analisar como as crianças aprendem a contar histórias e como desenvolvem a linguagem a partir da escuta e dos recontos. O trabalho fundamentou-se nas teorias de Vygotsky, Bruner e Gardner, teóricos que destacam a dimensão social no desenvolvimento da linguagem na criança. As contribuições e ensinamentos adquiridos ao longo dos meus 25 anos de contação de histórias, de renomados estudiosos da linguagem literária e contadores de histórias como Cléo Busatto, Regina Machado, Jonas Ribeiro, Joana Cavalcanti, Bia Bedran, Nelly Novaes, Cecília Mendes, Socorro Magalhães, Betty Coelho, Marly Amarilha, Mª Alexandre, dentre outros, não menos importantes, foram de grande valia e deram a esse trabalho de pesquisa uma riqueza incalculável. O trabalho encontra-se na biblioteca da UESPI - Campus Pirajá e pretende contribuir com a prática escolar dos professores da Educação Infantil e demais interessados, no que se refere a importância do contador de histórias, portador da voz poética, para o desenvolvimento da linguagem nas crianças, bem como para a necessidade urgente do reencantamento do mundo, através da linguagem literária, numa perspectiva de arte/prazer. Meus agradecimentos a todos os que me ajudaram na realização desse estudo, em especial aos meus alunos queridos do Diocesano e aos professores Pedro Magalhães Neto e Socorro Magalhães, meus orientadores.
Márcia Evelin
Márcia Evelin
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