HOJE TEM ESPETÁCULO? TEM SIM SENHOR! E AONDE VAI SER? NO CIRQUINHO DO LIVRO

 


Foi com grande satisfação que recebi a notícia de que a 2ª Feira Literária do Diocesano Infantil intitulada PEQUENOS LITERATOS: REVIVENDO MEMÓRIAS DO CIRQUINHO DO LIVRO NOS 18 ANOS DO DIOZINHO iria homenagear a biblioteca infantil Cirquinho do Livro, uma de minhas criações, durante o tempo que trabalhei no Colégio, como contadora de histórias.

O Cirquinho do Livro é muito mais do que uma simples biblioteca infantil, ele é o coração do Diozinho e abriga um projeto pensado com muito carinho, que teve todo o apoio da Profa Jovina Nascimento, diretora do Colégio na época, a quem eu também aproveito para agradecer pela confiança no meu trabalho e por dividir esse sonho comigo. Trata-se de uma biblioteca temática que utiliza a simbologia do Circo para aproximar a criança do livro, desde a música, uma intertextualidade com a canção da cultura popular: Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor! até a existência de elementos como, o picadeiro, a arquibancada, o palhaço e outros mais que contribuem para criar a ambiência circense e ampliar o imaginário dos leitores-ouvintes das centenas de histórias lidas e contados, que se escondem por trás da cortina vermelha. Um espaço de luz, de reinvenção, de aprendizado, afeto e memória, em que pude exercer a arte de contar histórias intensamente, por mais de cinco anos, o que se transformou em tema da minha monografia final do curso de Letras na UESPI, em 2009.

                Nos dois momentos que participei na Feira Literária, o “Bate-papo com o autor”, onde tive a oportunidade de conversar com as crianças sobre meu livro A Flor do Pequeno Pricipezinho (2019), adotado no Colégio, e a “Ciranda de Leitura”, com a presença de contadores de histórias que já fizeram parte do Cirquinho do Livro, a emoção tomou conta de mim, pelo reconhecimento ao meu trabalho e por ter a certeza de que o projeto do Cirquinho do Livro continua vivo e sendo ressignificado por profissionais de tamanha sensibilidade, que acreditam na literatura enquanto arte e transformação. Isso é gratificante!!

                Minha gratidão as Professoras Eva, Deborah, Isis e Margareth, ao Fernando e a todos que fazem o Diozinho. Vocês não têm ideia do quanto me fizeram feliz. OBRIGADA, DIOZINHO! O Cirquinho do Livro sou eu!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SEGREDO DA CHITA VOADORA: para povoar imaginários literários

QUEM É MÁRCIA EVELIN - UMA HOMENAGEM DO COLETIVO GELÉIA TOTAL